Quem tem direito a uma bolsa do PROUNI?

Para quem está planejando ingressar em um curso nos próximos meses e ainda não sabe de quais programas pode se utilizar para facilitar seu acesso, é recomendável pesquisar todas as oportunidades. Você sabia que é possível estudar com custo reduzido, ou até custo zero, através de uma bolsa do PROUNI? Continue lendo e descubra quem tem direito a uma bolsa do programa.

O que é o PROUNI?

O Prouni, Programa Universidade para Todos, foi desenvolvido como uma iniciativa do Governo Federal com o propóstio de distribuir vagas em instituições do ensino privado com mensalidades reduzidas ou gratuitas. O programa oferta bolsas em diversas áreas, independente do custo ou da demanda, nas modalidades: presencial e ensino a distância.

Criado em 2004, o programa vem facilitando o acesso ao ensino de qualidade para muitos jovens e adultos ao redor do pais. O PROUNI abre inscrições duas vezes por ano: no começo e no segundo semestre, por isso é imprescindível estar atento às suas datas. Mas antes você deve saber quem pode se inscrever.

Quem tem direito a uma bolsa do PROUNI?

Como o intuito do programa é auxiliar quem não pode arcar com as mensalidades integrais de um curso, existem alguns requisitos para se inscrever nele. São eles:

  • O candidato não pode possuir um diploma de nível superior
  • O candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior
  • O candidato deve ter alcançado a nota mínima de 450 pontos na média das provas
  • O candidato não pode ter zerado a redação do ENEM
  • O candidato precisa ter uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a uma bolsa de 100%
  • O candidato deve ter uma renda de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa de 50%

É preciso também estar enquadrado em alguma das condições abaixo. Confira:

  • Ter concluído o ensino médio da rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de educação básica

Como posso me inscrever?

Para se inscrever no PROUNI e concorrer a uma bolsa você deve acessar o site oficial do programa e se cadastrar utilizando o seu CPF, seu número de inscrição do ENEM e a senha de acesso do mesmo. Ao logar na sua inscrição, você irá escolher duas opções de curso, lembrando sempre que o sistema priorizará a primeira opção. Depois você precisa acessar o site diariamente para conferir a nota de corte e então, aguardar a divulgação do resultado.

Você sabia que existem outras formas de ingressar no ensino particular com um custo acessível além do PROUNI? O programa Educa Mais Brasil por exemplo, é uma inciativa que oferta vagas em instituições de qualidade reconhecidas pelo MEC. Saiba como se inscrever no Educa Mais Brasil acessando o site.

Agora que você já está informado sobre como conseguir a sua bolsa, verifique se os requisitos são compatíveis com a sua situação e não perca tempo! Se inscreva em um programa de incentivo a educação de qualidade ainda hoje e mude seu futuro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *