Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação que permite a distribuição de vagas no ensino superior para instituições públicas e privadas. Para participar do mesmo é preciso se inscrever online e pagar a taxa de inscrição, mas você sabia que existem algumas circunstâncias que tornam o participante isento da taxa? Confira a seguir quem tem direito a isenção da taxa de inscrição do Enem:

Como você já sabe, para se inscrever no ENEM é preciso concluir corretamente a sua inscrição. Alguns estudantes fazem o exame como treineiros, e quem quer concorrer as bolsas de estudo deve ter concluído o ensino médio. Mas em qualquer uma das situações, o processo de inscrição é o mesmo.

Está planejando participar da próxima versão do exame? Então você não pode deixar de conferir a inscrição ENEM 2019 e garantir a sua participação!

Quem é isento da taxa de inscrição?

Se inscrever no ENEM não é gratuito e o valor de inscrição pode mudar de ano para ano. Em sua última versão o valor era de R$ 82. Mas como mencionamos, há algumas pessoas que tem direito a pedir isenção da taxa. Você sabe quem são?

De acordo com as regras previstas por lei, são isentos:

  • Estudantes de escola pública;
  • Estudantes de escola particular na condição de bolsista integral;
  • Jovens e adultos inscritos no Cadúnico, beneficiados por programas sociais;
  • Aprovados no Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguiu, no ano anterior ao exame em questão.

Como pedir a isenção no ENEM?

Você deve ter muito cuidado com o prazo de requerimento de isenção. Por vezes, pode ser necessário declarar a sua situação muito antes, então verifique as datas para não perder o prazo.

Para requirir a isenção, você deve acessar a página de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio e clicar no botão Isenção Enem 2019. Você será direcionado para outra página, na qual deverá informar seus dados pessoais, como por exemplo, número de CPF e data de nascimento. Também será necessário que você responda a questão das figuras, devendo clicar na opção requerida pelo sistema.

Feito isto, verifique as quatro situações mencionadas anteriormente e todas as informações que você precisa saber sobre elas. Se você se adequar a alguma das isenções e prossiga informando os seus dados. Será necessário que você preencha um formulário com dados socioeconômicos e comprove legalmente tudo que declarar nele. Depois é s[o concluir seu cadastro e enviar a sua solicitação!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *