Criar atividades divertidas para seus alunos com essa 5 dicas

O processo ensino-aprendizado encontra diversas barreiras em seu caminho e por isso, o educador precisa se reinventar e desenvolver atividades que possam manter o aluno interessado. Se você está querendo criar um momento descontraído mas ainda assim, voltado para a educação, vale a pena conferir as dicas abaixo. Você pode utilizar as propostas no seu dia a dia! Confira a seguir 5 dicas para criar atividades divertidas:

1. Incentive a usar o tato

O tato é um sentido essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança e por isso, as atividades que incentivam o manuseamento de objetos e o trabalho com o toque são sempre bem recebidas.

Na verdade, todas as idades podem trabalhar o tato e uma dica bem legal é utilizar um molde de letras grandes para incentivar o aprendizado dos conteúdos. Os moldes podem ser usados para um ditado, elaboração de frases e muito mais!

2. Trabalhe o letramento literário

O letramento literário é uma formação muito importante para o processo educacional. O problema é que essa etapa possui muitas falhas que podem gerar déficits de atenção, interpretação de texto a até a própria expressão oral.

Então que tal utilizar livros para trabalhar alguns dos seus assuntos? Uma outa opção é propor a elaboração de um livro pelos próprios estudantes.

3. Elabore projetos voltados para a produção

Pesquisas já indicaram que quando o estudante identifica as funções de cada assunto, é mais fácil para ele fixar aquele conteúdo e utilizá-lo no dia a dia.

A dica é incentivar a elaboração de projetos físicos, como feiras de conhecimento, criação de objetos e até propostas de melhoria para a própria escola.

4. Use a expressão corporal ao seu favor

A expressão corporal é um ponto interessante sobre o desenvolvimento de qualquer criança ou adolescente. Além da fixação do conteúdo, pode também estar oferecendo melhorias na comunicação do aluno.

O educador pode propor a elaboração de uma peça teatral, uma apresentação de diálogo ou até um vídeo feito pelas crianças. As possibilidades são muitas!

5. Proponha jogos de competição

A competição é uma coisa natural para todos os seres humanos e você pode utilizar isso ao seu favor em sala de aula. A elaboração dessa atividade irá depender da faixa etária dos estudantes, mas no geral, funciona para todas as matérias.

Você pode realizar um quiz ou um jogo de soluções de problemas no quadro. Para isso, basta preparar algumas perguntar e oferecer prêmios para os vencedores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *