Como parcelar o pagamento do IPVA em RJ?

O pagamento do IPVA RJ deve ser realizado no primeiro trimestre do ano. Muitas formas permitem ao contribuinte carioca ter acesso a receber o boleto para pagamento e ele pode tanto pagar à vista como à prazo. Saiba como realizar o parcelamento à seguir. 

Formas de parcelar o IPVA RJ 2018

Quem está com os anos anteriores do imposto quitado pode realizar o parcelamento automático do IPVA RJ 2018Já em primeiro momento o Departamento de Trânsito libera o boleto para pagamento à vista e parcelado. 

Existem dois boletos disponíveis para pagamento do IPVA: à vista com 10% de desconto e em parcelas. O parcelamento inicial é automático e já liberado pelo sistema. Basta solicitar o boleto através do site do Detran, indo em uma das agências do departamento de trânsito ou na Secretaria da Fazenda (Sefaz) 

Um segundo caso de parcelamento do IPVA seria quando ele está em atraso. Nesta situação em específico não há como gerar um boleto online. Faz-se necessária a presença pessoalmente em um ponto de atendimento do Detran ou na Sefaz para somar o saldo devedor e realizar o parcelamento.

Uma terceira pessoa poderá negociar o débito em parcelas apenas através de procuração. Mas se o pagamento não for efetuado na data do novo boleto toda a negociação precisa ser refeita. 

Vistoria no Rio pode ser realizada sem IPVA quitado

Diferente de outros estados no Rio de Janeiro a vistoria pode ser agendada e paga sem o IPVA quitado. Esta medida ajuda a quem está em trâmite para vender o veículo ou apenas modificar o nome do proprietário no documento.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou em março de 2017 o projeto de lei que desvincula vistoria de pagamento do imposto. Isso facilita a vida do contribuinte que necessita de outros trâmites a andar legalizado nas ruas sem impedimentos. 

Contudo, nem todos possuem este direito. São beneficiados com esta lei os servidores ativos, inativos e pensionistas. E apenas pode fazer uso do benefício quem possui o veículo registrado em seu nome e está nesses grupos.

Como pagar o IPVA no Rio de Janeiro

Boleto em mãos o IPVA junto com o DPVAT no Rio de Janeiro pode ser pago em lotéricas e bancos. O pagamento é aceito tanto online como presencialmente. 

Não adianta levar dinheiro para o Detran. O Departamento de Trânsito não recebe pagamento de nenhum tipo de serviço ou transação. Apenas pode emitir o boleto para o proprietário do veículo se dirigir a um ponto de atendimento e realizar a transação.

Pagamento à vista ou à prazo para o sistema não possui diferenciação, apenas no desconto fornecido. O valor em parcela única é emitido com 10% de desconto e os demais da mesma forma. Assim que quitar é informado no sistema e pendência surge. 

No caso do parcelamento após o primeiro pagamento é registrado a quitação do débito. Mas caso as demais parcelas não sejam pagas há juros diários e multa por atraso. Como pendente ele necessita negociar a forma de pagar esse débito pessoalmente porque o boleto não pode ser pago vencido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *