5 Passos Para Quem Deseja se Tornar um Juiz

Uma das profissões mais desejadas do país é a de um juiz de direito. Além do prestígio, o profissional tem um salário atraente e atuação respeitosa. Embora esse seja o sonho de muitas pessoas, poucas conseguem alcançar. É que existe uma disputa em concurso para os interessados em iniciar a carreira como juiz.

Formação de um juiz

Antes de tentar uma vaga no concurso para juiz, os candidatos precisam ultrapassar outras etapas. Por exemplo, a formação em direito que exige muita dedicação. E como passar na OAB para atuar no mercado.

Um exame que avalia os conhecimentos dos estudantes, e de acordo com o número de acertos emite uma carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comprovando que o profissional está apto para atuação.

Algumas pessoas conseguem o certificado antes mesmo de finalizar o curso de direito. Mas, precisam aguardar a emissão do diploma para exercer a função. Nesse caso a dica é estudar fielmente para obter satisfação na prova.

Além disso, o advogado interessado em prestar concurso público seja para âmbito estadual ou federal, deve ter no mínimo 3 anos de atuação no segmento jurídico.

Carreira de um juiz

Quando consegue passar no concurso, o juiz passa a ser um funcionário do estado ou da federação. E pode ainda, atuar em setores como trabalhista, eleitoral e militar, que são nichos específicos do direito.

A profissão exige total dedicação, podendo o juiz exercer sua função em uma única vara ou em diversas varas.

O salário mensal é de no mínimo R$20 mil. No entanto, o conselho é que o profissional busque preencher uma vaga com o intuito de ajudar a justiça brasileira, e não somente pelo salário.

Concurso para vaga de juiz de direito

O caminho até a conquista pelo cargo de juiz é longo. São cinco anos de curso de direito, três anos de experiência na área e a disputa em concursos para a função. Por isso, a dica é não desistir na primeira tentativa.

A prova é composta por avaliação escrita e oral. Se conseguir passar no concurso, o candidato precisa frequentar uma escola de magistratura para aprender técnicas, conceitos e ações que deverão ser utilizadas.

No início, o profissional deve ocupar cargo de juiz substituto. Uma espécie de estágio, normalmente em cidades menores e com a supervisão de um juiz experiente. Após dois anos, ele pode ser transferido para uma cidade e tomar posse do seu cargo em definitivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *