5 coisas que você precisa saber antes do Prouni

O Prouni é uma programa muito famoso, princialmente por permitir o acesso ao ensino superior. Este é um dos programas que proporciona facilidades para os estudantes que querem ingressar em instituições de referência, mas muita gente ainda tem dúvidas quanto a ele.

Existem algumas coisas que você precisa saber antes da data do Prouni chegar, e você pode conferir a seguir na lista das 5 informações essências sobre o programa:

1. É voltado para a rede particular de ensino

O Programa Universidade Para Todos foi desenvolvido para distribuir bolsas de ensino no nível superior. Ele funciona através da parceria com instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. A distribuição de vagas é diretamente voltada para a rede particular, assim como o Educa Mais Brasil 2020, programa que tem objetivo semelhante.

Se você quer se inscrever para instituições públicas, o programa no qual você deve se inscrever é o SISU (Sistema de Seleção Unificada).

2. Existem dois tipos de bolsa

O Prouni disponibiliza dois tipos de bolsas para os estudantes: as parciais e as integrais. As parciais podem ter uma porcentagem diferente de desconto, dependendo da instituição. Essas bolsas ficam a critério da faculdade, por isso, em programas como o Prouni e o Quero Bolsa 2020 existem diferentes valores para o mesmo curso.

Enquanto as bolsas integrais não exigem nenhum valor monetário dos aprovados. Vale lembrar que o que irá definir para que bolsa você pode concorrer é a sua renda.

3. Estudante da rede particular não podem participar

Uma das exigências para participar do Prouni é ser estudante da rede pública de ensino. É necessário ter cumprido os três anos do ensino médio em uma instituição pública.

Apenas alguns estudantes da rede particular podem participar, são eles os estudantes que tiverem concluído o ensino médio na rede particular como bolsista integral.

4. Não é destinado para pós-graduação

Como você pôde conferir acima, o intuito do Prouni é facilitar ao acesso ao ensino de qualidade para os alunos que não podem custear toda a formação.

Muita gente acaba achando que pode usar este recurso para a pós-graduação, mas vale lembrar que o programa é voltado exclusivamente para o nível superior.

5. Professor da rede pública pode participar

Nem todo mundo pode participar do Prouni, pois a inciativa pretende beneficiar o público de baixa renda, entretanto ainda existem algumas exceções.

É o caso dos professores da rede pública de ensino, que podem se inscrever e concorrer às bolsas do Prouni caso estejam atuando regulamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *